Como montar uma clínica de estética? Confira guia completo!
01/12/2024

Afinal, como montar uma clínica de estética e garantir o sucesso nesse setor tão competitivo?
Como sabemos esse é um dos segmentos que mais crescem em todo mundo. Inclusive, de acordo pesquisa elaborada pela Euromonitor International e divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC, o Brasil é o quarto maior mercado de cuidados pessoais e beleza do mundo.
No entanto, para se destacar, é fundamental planejar cada etapa do negócio. Nós vamos te ajudar nessa missão. Neste guia, listamos os principais passos para abrir uma clínica de estética.
Continue lendo e confira:
- Quais são as áreas da estética que posso atuar?
- Como abrir uma clínica: Confira 6 passos fundamentais
- Quais são as áreas da estética que posso atuar?
- Equipamentos da Cromatic elevam o patamar da sua clínica de estética
Quais são as áreas da estética que posso atuar?
Ao montar sua clínica estética, é importante definir as áreas de atuação. Existem diversas opções disponíveis atualmente, como por exemplo:
- Estética facial: Incluem serviços de limpeza de pele, peeling químico, clareamento de manchas, rejuvenescimento cutâneo com laser, entre outros;
- Estética corporal: Inclui procedimentos para redução de medidas, celulite, gordura localizada e massagens modeladoras;
- Depilação: A depilação a LED ou a laser é uma das áreas de estética mais buscadas atualmente;
- Bem-estar: Oferecer massagens terapêuticas e aromaterapia pode atrair um público que busca além de resultados estéticos, uma experiência de relaxamento.
Sua clínica pode optar por se especializar em apenas uma dessas áreas ou pode investir na oferta de tratamentos estéticos completos.
- Leia também: Endolaser: entenda seu funcionamento e aplicações
Como abrir uma clínica: Confira 6 passos fundamentais
Veja um passo a passo para estruturar sua clínica de forma eficiente:
1. Desenvolva um plano de negócios
O primeiro passo para abrir uma clínica de estética deve ser a elaboração de um plano de negócios. Esse documento servirá como guia para todas as suas próximas decisões.
O plano de negócios deve constar uma série de diretrizes da empresa, como:
- Análise de mercado: aqui deve ser identificado seu público-alvo, principais concorrentes, fornecedores e tipos de serviços que serão oferecidos na clínica;
- Estratégias de marketing: ações que serão desenvolvidas para divulgar a clínica e atrair clientes;
- Plano operacional: diz respeito ao modo como a clínica irá operar. Logo, aqui você deve indicar qual será a localização, equipamentos utilizados, capital humano etc;
- Plano financeiro: deve constar informações como estimativas de despesas, receitas, fluxo de caixa, capital de giro, entre outros.
2. Escolha o local ideal e estruturação do espaço
Escolha um local de fácil acesso, com boa visibilidade e infraestrutura para suportar a demanda esperada. Espaços em centros comerciais movimentados ou próximos a locais estratégicos como academias e salões de beleza podem ser vantajosos.
Outro ponto importante na hora de montar uma clínica de estética é em relação à infraestrutura do local. É importante que você invista em ambientes aconchegantes e funcionais. Veja algumas dicas nesse sentido:
- Dê preferência a paletas de cores mais sóbrias, que passem a sensação de acolhimento. Branco, azul e tons pasteis são cores interessantes para clínicas de estética;
- Certifique que as salas de tratamento ofereçam o máximo de privacidade para os clientes;
- Disponibilize água e alguns petiscos para os clientes que estão aguardando o atendimento.
Além disso, de acordo com a Anvisa, espaços que realizam atendimento estéticos devem ter área mínima de 10 m², com largura mínima de 2,50 m.
3. Legalize sua clínica
Para abrir uma clínica de estética, é importante que você esteja com toda a documentação regularizada. Você deve providenciar documentação como CNPJ, alvarás e licenças específicas para clínicas de estética.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão que define as regras e padrões para funcionamento de uma empresa. Alguns dos documentos exigidos são:
- Alvará de autorização sanitária;
- Alvará de localização e funcionamento;
- Comprovante de recolhimento dos resíduos perfurocortantes;
- Registro de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
- Registro de monitoramento da esterilização;
- Manual de boas práticas.
Dica: Contratar um contador pode ajudar a agilizar o processo.
4. Escolha dos aparelhos
A escolha dos aparelhos é um dos pontos chaves da nossa lista de como montar uma clínica de estética. Afinal, são esses dispositivos que vão atrair clientes e garantir a eficiência dos tratamentos oferecidos.
Primeiramente, recomendamos que você comece investindo nos equipamentos essenciais para os procedimentos, como:
- Macas;
- Armários;
- Refrigeradores para armazenamento de produtos;
- Cadeira reclinável;
- Estufa para esterilização.
Em seguida, você deve buscar as tecnologias disponíveis no mercado. Busque se informar a respeito da eficácia dos aparelhos, ou seja, os resultados obtidos com o tratamento. Além disso, dê preferência para fornecedores que oferecem suporte de qualidade.
5. Monte uma equipe qualificada
Ter profissionais de qualidade é essencial para garantir bons resultados nos procedimentos e assim, atrair mais clientes.
Busque profissionais certificados em estética, com experiência e que possuam boa comunicação e habilidade em lidar com o público.
É fundamental que todos os colaboradores da clínica estejam alinhados com os valores da sua marca. Dessa forma, você terá certeza de que todos seus clientes serão recebidos com o máximo de atenção e eficiência.
6. Estratégias de marketing eficientes
Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de focar nas estratégias de marketing. Isto é, nas ações desenvolvidas para atrair e fidelizar os clientes.
O mercado de estética está cada vez mais competitivo, por isso, é importante utilizar a divulgação como uma forma de se destacar da concorrência. Divulgar resultados de antes e depois nas redes sociais (sempre com autorização), vídeos falando sobre as vantagens dos tratamentos e depoimentos de clientes, são algumas estratégias interessantes para seguir.
Além disso, é importante também investir em campanhas pagas. Afinal, essa é uma ótima forma de atrair públicos de forma segmentada, ou seja, pessoas que estão localizadas na região da clínica e possuem interesse na área.
Outra estratégia de marketing importante para clínicas de estética é o Google Meu Negócio. Nele você informa os dados da sua clínica (como localização, horário de atendimento e telefone) no mecanismo de busca, facilitando a vida de seus clientes.
Equipamentos da Cromatic elevam o patamar da sua clínica de estética
Para atender às necessidades do mercado, invista em aparelhos de estética que ofereçam resultados eficazes e atendam diferentes demandas. Confira as tecnologias da Cromatic que vão ajudar sua clínica a se destacar entre a concorrência:
- Infinity One: Laser 4D que combina quatro comprimentos de onda para epilação eficaz e clareamento na região tratada.
- Elyon: Equipamento para retração de pele e redução de gordura localizada com tecnologia subdérmica de alta potência.
- Zyon: Depilação a LED que atende a todos os fototipos, incluindo peles bronzeadas, garantindo conforto e rapidez.
- Lumière Lite: Laser de Thulium para rejuvenescimento cutâneo, clareamento de manchas e cicatrizes.
- Neo One: Ideal para remoção de tatuagens e micropigmentação, com alta precisão e menor duração de pulso do mercado.
Confira os diferenciais dos nossos equipamentos:
- Baixo custo de manutenção: Nossos equipamentos são mais econômicos em comparação aos concorrentes. Possuem baixo custo de manutenção e não exigem o uso de consumíveis. Nivel máximo em produtividade;
- Equipamentos modernos e sofisticados: Além de oferecerem tecnologias inovadoras e de alta eficiência, nossos equipamentos se destacam pelo design moderno e sofisticado, elevando o nível de requinte da sua marca;
- Assistência técnica: Além da qualidade dos equipamentos, contamos com um time técnico altamente capacitado para manter a alta performance dos seus equipamentos.
- Leia também: Aparelhos de estética facial e aparelhos de estética corporal para sua clínica
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